Julie Maroh – Azul é a cor mais quente

Desafio 2015: Livro com uma cor no título


Anna,

Que delícia que é estar de volta ao bloguito! Quando estávamos ainda conversando sobre o desafio de 2015, li o post do 9Gag e pensei imediatamente em ler Azul é a cor mais quente para esta categoria.

O livro começa com a morte da protagonista, Clémentine. Em seu leito de morte, ela orientou a mãe a entregar seus diários a sua namorada, Emma. Ao ler os diários, Emma descobre todos os conflitos internos de Clém enquanto esta descobria e aceitava sua sexualidade. E aprendemos como as duas se conheceram e quão bonita é a história delas, mesmo com o final que já sabemos ser triste.

É meio complicado resenhar este livro, porque a história em si não é inusitada, não tem muito o que dizer. O que torna a leitura recomendadíssima é a forma como a história é contada. É fácil se identificar com Clém enquanto ela encara seus próprios preconceitos e tenta descobrir seu lugar em uma sociedade ainda homofóbica. É fácil se identificar com as dores de Emma.

A arte em si é linda e sutil. A cor marca os momentos em que Clémentine já havia se aceito: sépia, todos os momentos de conflito interno. E aos poucos vamos vendo o azul. O azul da camiseta de Thomas, o azul dos olhos e cabelos de Emma.

O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos. Se nós não existíssemos, ele não existiria. E nós somos tão inconstantes… Então, o amor não pode não o ser também.

Li este livro e não pude deixar de pensar em Leelah Alcorn, a garota trans que se suicidou no fim do ano por não ser aceita pela família. Leelah não teve a sorte de Clém. Até quando vamos ser assim?

– Ana

Anúncios

5 respostas em “Julie Maroh – Azul é a cor mais quente

  1. Eu nunca pensei que esse livro pudesse ser tão interessante! =O Comecei a ver o filme e achei tão CHATO que nem pensei em ler a Graphic novel !

  2. Adorei a resenha! Me despertou uma curiosidade e vontade pelo livro que não tive ao ver o filme.
    Obrigada, linda, beijos!

  3. Pingback: Acompanhamento do Desafio | Ana, leu isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s