Anton Tchékhov – A Dama do Cachorrinho

Ana,

outro livro que não foi fácil achar. Quando escolhemos essa categoria, eu imaginei que iam me pipocar na cabeça milhares de títulos e que eu ficaria na dúvida na hora de escolher. Errei feio. Como A Dama do Cachorrinho foi o mais recorrente (e mais rápido de ler, confesso) na mini-lista que consegui criar, foi ele o escolhido.

Quando eu vi O Leitor (Stephen Daldry, 2008) — contra a minha vontade, porque nunca fui com a cara da Kate Winslet — saí do cinema com aquela autoilusão de “vou ler esse livro assim que chegar em casa”. O conto do Tchékhov (o nome com mais grafias que eu já vi na vida) é um dos que Michael Berg lê para sua amante, Hanna Schmitz (entre outros, como a Odisseia, Huckleberry Finn e As Aventuras de Tin-Tin).

Eu li a edição da LP&M Pocket, que tem mais 11 contos além dele. Dá pra ler numa sentada, e deu pra lembrar o tanto que eu gostava de ler os russos uns anos atrás!

O conto é de 1899 e fala do romance entre o banqueiro Dmitriy Dmitrich Gurov (um mané misógino preso num casamento sem amor com uma mulher que pela descrição você já acha entediante) e a jovem Anna Sergeyevna (a dama do cachorrinho — um lulu da pomerânia xD —, que tem por volta de 20 anos e também é casada). Eles se conhecem quando estão os dois de viagem a Ialta (ele mora em Moscou e ela numa cidade que não é nomeada) e, após um breve romance, Anna vai embora e Dmitriy descobre que está verdadeiramente apaixonad0 pela primeira vez na vida — os russos e suas baranguices —, e chega a viajar pra cidade da moça atrás dela.

Eu gostei muito, como gostei do livro todo (e gostei também da peça As três irmãs e dO Jardim das cerejeiras, também de Tchékhov e que li há alguns anos). Eu sempre fui muito fã de contos, e me peguei pensando por que deabos eu levei tanto tempo pra ler esse livro! Lembro que também gostei muito do filme, apesar de ter ido à contragosto. Como duvidar de um filme que tem o Ralph Fiennes, né? ❤

–Anna

Deixe um comentário

