Chuck Palaniuk – Clube da Luta [2]

Anna,

depois que você ROUBOU meu livro (:D), resolvi que era hora de ler Clube da Luta. E não me arrependi! Mas fiquei com uma grande dúvida: será que eu teria entendido os primeiros capítulos se não tivesse visto o filme? Ou teria achado o começo nonsense demais e largaria de mão?

Como você comentou na sua resenha, o livro é muito mais denso que o filme, o que é natural. Achei que por ter visto o filme, a leitura seria rápida. Não foi. É pesada, e tive que ir de pouquinho.

Você não é um floco de neve, bonito e único. É a matéria orgânica em decomposição como todo mundo e todos fazemos parte da mesma composteira.

Já calejada da abordagem em relação ao consumismo e tudo o mais (que é ótima), achei que Clube da Luta não iria me surpreender muito. Provavelmente foi por isso que gostei muito mais do aspecto psicológico da história. Percebemos que há algo de estranho na relação Protagonista Sem Nome (!)/Tyler desde o começo, com a repetição do bordão “Eu sei disso porque Tyler sabe disso”.

O processo que leva o protagonista dos grupos de auto-ajuda para pacientes de doenças crônicas (que ele finge ter para curar sua insônia) até a aceitação de que ele é Tyler Durden é intenso e empolgante. Escrevendo esta frase percebi que é por isso que o narrador não tem nome!

Se não conseguirmos chamar a atenção de Deus, não teremos a menor chance de condenação ou de redenção. O que é pior, o inferno ou nada?

Quem gostou do filme deveria REALMENTE ler o livro! E um pequeno comentário em off: reparou que todas as resenhas deste livro na internet começam com “a primeira regra do clube da luta…”? É a tiodopavêação do clube da luta. ¬¬

– Ana

Anúncios

Uma resposta em “Chuck Palaniuk – Clube da Luta [2]

  1. Nossa, mega tiopavêação do livro ¬¬ as que eu li sempre começam assim tbm +_+

    amay sua resenha, eu também achei esse aspecto muito mais trabalhado no livro que no filme (onde eu sempre ficava com dúvida se tinha entendido bem haha)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s