Sobre Goodreads, leitura no ônibus e fila de próximo (e o Kindle, que morreu)

Ana,

Uma das redes sociais mais bacanas ultimamente, pra mim, tem sido o Goodreads. Eu já tinha tentado usar o Skoob (e adorava o slogan deles, o que você anda lendo?) e uma outra que eu já nem lembro o nome, mas não ~bateu~ e eu acabei fechando as contas.

Mas eu tenho gostado do Goodreads por uma coisa: eu estou conseguindo organizar as minhas leituras. Depois de uma fase de ler pouco (acho que ressaca pós-faculdade), entrei numa de ler muita coisa e não terminar nada, influenciada por uma compra absurda de livros (ah, as maravilhas de ser assalariada) que, a medida que iam chegando em casa, iam sendo lidos um pouco aqui, um pouco ali e deixados pra trás. E, como eu sempre estou lendo mais de um livro ao mesmo tempo, fica fácil começar vários e não terminar nenhum.

Quando começamos o blog – e depois o Desafio – eu me coloquei o compromisso te terminar as leituras E TENHO GOSTADO IMENSAMENTE. Com o Goodreads e suas prateleiras, a fila de leituras fica mais ou menos organizada e eu controlo o impulso de, ao terminar um livro, pegar o primeiro que aparecer na minha frente (e tenho me contido em colocar títulos na fila de próximo, porque um dia, conversando com um colega, me peguei repetindo algo que falei a vida inteira, “a fila de leituras só cresce e eu acabo não lendo nada” e me achei ridícula. Primeiro porque o acabo não lendo nada, no fundo, é mentira). Costumo dizer que quem não tem tempo pra ler é porque não tem a leitura como prioridade. E eu tenho tempo pra ler sim. Moro a 20 minutos a pé do trabalho e, por causa do maravilhoso transporte público do DF, também levo 20 minutos de ônibus pra chegar lá. Meus colegas riem quando digo que prefiro ir de ônibus, porque dessa forma eu vou lendo (e é verdade; e esse ano já li oito livros e estou indo pra casa dos 12, lendo basicamente no ônibus) – e porque odeio sol, né. Não vou ficar caminhando no sol. É impressionante como uma horinha de leitura por dia – tô desenvolvendo o costume de ler um pouco antes de dormir também, mas o Whatzzap não ajuda – faz.

O que eu faço no Goodreads é basicamente ir alimentando com os livros que pretendo ler e ir atualizando o status (to read – currently reading – read) pra ir acompanhando. E é a primeira vez em toda a minha vida que eu consigo ter uma visão estatística dos meus hábitos de leitura, e tô achando um barato 😀 (agora… dá uma stalkeada no Daniel – beijo, Dani – e diz se ele sim não é invejável).

Ah, e meu Kindle foi pro céu dos kindles. Depois de um ano e dois meses (fiquei de cara com o pouco tempo que ele durou, cruzes) de muito amô e companheirismo, esse crápula simplesmente apaga. Entrei em contato com a Amazon.com e eles não puderam me mandar outro porque minha garantia tinha acabado de acabar (what a coincidence! ¬¬) e porque o meu mudelo, o keyboard, no ecziste más. Tentei entrar em contato com uns sites que prometem dar assistência, mas como nenhum me retornou o contato, eu comprei outro pelo Ponto Frio, por mais do dobro do preço do importado (BRIGADA BRASEL!). Pelo menos o frete é grátis.

10 respostas em “Sobre Goodreads, leitura no ônibus e fila de próximo (e o Kindle, que morreu)

  1. Quanto ao Kindle não vou nem comentar, porque o seu está no céu dos kindles junto com os meus DOIS. 😦

    Inspirada em você, comecei a usar o Goodreads mais ativamente (antes só postava as resenhas do bloguito). Ainda é cedo pra falar se ele está ajudando, mas já adianto que ter colocado o The Casual Vacancy nos “currently reading” me inspirou a terminá-lo! 😀

    E fico aliviada de não usar Whatsapp (cof cof) e de não atrapalhar sua leitura noturna com os causos bizarros e singenesofobia (cof cof cof cof, plis, tapa na minha costa, cof cof cof)

  2. Agora fiquei na dúvida: será que tive sorte com meu kindle (que ainda vive) ou estou usando pouco o aparelhinho? Estimo que leio só uns 10 livros por ano nele.

  3. Acho que você deu muita sorte! 😀 Não acho que o problema tenha muito a ver com o uso. O meu segundo morreu NA GAVETA, li uns dois ou três livros nele no máximo!

Deixe um comentário

