Ernest Hemingway – The Old Man and the Sea [2]

Anna,

entre um (épico) projeto de arrumação de arquivos e outro, criei coragem para começar o desafio dos clássicos. E a sua resenha me empolgou para começar por The Old Man and the Sea. Mas depois de ler, vi que dei mole e poderia ter usado este livro no desafio do Nobel! 😀

De novo citando South Park, tinha vontade de ler este livro desde a primeira vez que vi D-Yikes!. 🙂

Everything about him was old except his eyes and they were the same color as the sea and were cheerful and undefeated.

Não vou contar a história, porque você (e o link do SP) já fez isso! 🙂

Como você bem resumiu, é um livro muito bonito. Também me emocionei pela relação entre o menino e o velho, e as reflexões durante a longa pescaria são lindas também. Mas acho que o que mais me comoveu foi a dedicação (obstinação, talvez) do velho, e a lenta aceitação de que ele precisa sim de ajuda. Reconhecer sua própria falibilidade é sempre duro, e foi belamente narrado.

Pensei muito sobre o que faz um livro ser considerado “clássico”. Há várias razões (qualidade, relevância histórica, atemporalidade, etc), mas para mim, a mais importante deve ser aquela sensação, quase um desejo, que várias pessoas, ao terminarem de ler o livro, ficaram de que todos deveriam ler também. E foi exatamente assim que me senti ao final de The Old Man and the Sea.

Uma resposta em “Ernest Hemingway – The Old Man and the Sea [2]

  1. Lindo, né? :’)
    E acho que você definiu bem a questão do que faz um livro ser considerado clássico. Estou com muita vontade de ler outra coisa do autor 🙂

Deixe um comentário

