Kelly Link – Magic for Beginners

Anna,

O mundo não acabou (quero meu dinheiro de volta), então não tive como escapar da resenha! 😀

Para o desafio, resolvi ler o Magic for Beginners, da Kelly Link. Comprei este livro no Humble Bundle, que é uma iniciativa super bacana: pague o que quiser pelos livros (ou jogos, dependendo do mês), pague acima da média e leve outros, e escolha quanto da grana vai para caridade. 🙂

Lendo a entrada da Wikipedia sobre a autora, descobri que parte do livro está disponível para download gratuito sob a licença Creative Commons. Dois dos nove contos do livro não estão neste link: o primeiro, The Faery Handbag, e Magic For Beginners.

Como da outra vez, acho difícil fazer uma resenha decente de livros de contos.

The Faery Handbag conta a história de uma garota, sua avó excêntrica, e uma bolsa que contém literalmente uma civilização.

O segundo conto, The Hortlak, fala sobre o All-Night, uma loja de conveniência autosuficiente e que aceita como forma de pagamento: dinheiro, dog tags, qualquer coisa interessante, sonhos.  Duas pessoas trabalham na loja. Batu e Eric. Charley, que trabalha em um abrigo de animais, sacrificando-os, está sempre por lá, e Eric está apaixonado por ela. Batu está sempre de pijama. Uns são normais, outros são feitos de coisas surreais – como o diário que uma cliente tinha aos 14 anos. E alguns clientes são… zumbis. E o All-Night quer revolucionar o comércio.

 Zombie Land (…) Zombie churches with AA meetings for zombies, down in the basements, every Thursday night.

😀

Um dos melhores contos do livro é Catskin, e talvez eu tenha começado a ler com uma pontinha de boa vontade adicional, porque trata de gatos, bruxas e uma vingança. Outro conto muito bom é The Great Divorce. Vivos se casam com mortos e se reproduzem, mas não conseguem vê-los. Assim, eles comunicam pelo copo, pelos Ouija Boards, e por médiuns. E bem, esse casal quer o divórcio, então eles vão à Disneyland para se encontrar com uma médium. 😀

Mas o melhor conto do livro é, sem dúvida, Magic for Beginners. Um show de TV pirata, que ninguém sabe quem são os atores ou produtores, e cinco adolescentes que o assistem obsessivamente. E claro, o momento em que as duas coisas se misturam.

The Library is a pirate TV show. It’s shown up once or twice on most network channels, but usually it’s on the kind of channels that Jeremy thinks of as ghost channels. The ones that are just static, unless you’re paying for several hundred channels of cable. There are commercial breaks, but the products being advertised are like Euphoria. They never seem to be real brands, or things that you can actually buy. Often the commercials aren’t even in English, or in any other identifiable language, although the jingles are catchy, nonsense or not.

O último conto, Lull, também é excelente, mas não consigo falar nada sem spoilear! 😉

Gostei muito do realismo mágico do livro. A sensação é de se estar lendo uma pintura impressionista, onde tudo é real e de acordo com as “regras” do mundo em que vivemos até o momento em que não é. Definitivamente lerei os outros livros (também de contos) dela, e recomendo fortemente este!

Anúncios

4 respostas em “Kelly Link – Magic for Beginners

  1. Que vontaaaade que deu de ler 😀 Lembrei do Pop Magic!, do Grant Morrison (não sei se por causa do título ou por causa da surrealidade :D)

    • Leia! Leia! Leia! 🙂

      Mas posso te falar pra começar por Magic for Beginners? Eu achei ele tão bom que quero que todo mundo legal leia logo. 😀

  2. Pingback: Desafio Literário – Dezembro « Ana, leu isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s