Haruki Murakami – Minha Querida Sputnik

Ana,

Há alguns anos eu li Norwegian Wood, do Murakami. Nunca tinha ouvido falar no autor (eu sou péssima pra fugir dos meus próprios clichês, então não guardo muito nome de autor “novo” pra mim), mas OMG, era o nome de uma música dos Beatles! Nessa época eu ainda era uma feliz com minha carteirinha da BCE, e pegava 10 livros de uma vez pra não ler nenhum inteiro e devolver todos com atraso **suspiro de saudades**. E foi lá na BCE que eu passei o olho pelo título e peguei. Acho que nunca tinha lido nada de literatura japonesa, e gostei muito!

Pelo que eu pude notar, a escrita de Murakami é bem moderna: os personagens usam computador, ouvem jazz e rock, frequentam bares badalados, há citações da cultura pop (em Minha Querida Sputnik, a personagem principal é fã de Kerouac). E não foi muito diferente nesse livro escolhido pro Desafio.

O livro tem basicamente três personagens: Sumire, a personagem principal; Miu, uma empresária coreana naturalizada japonesa, por quem Sumire se apaixona; e o narrador, melhor amigo de Sumire e apaixonado por ela. Sumire tem 22 anos e é uma garota bem confusa. E aqui o autor usa uma velha fórmula de criação de personagens: Sumire não se encaixa no mundo, não tem muitos amigos, não se relaciona com ninguém. Passa os dias fumando e lendo um romance atrás do outro, e ligando pro seu melhor amigo de madrugada com dúvidas existenciais ou nem tanto. Sumire não é bonita (mas também não é feia), não se arruma, usa paletó masculino e cabelo despenteado. Basicamente uma personagem de romance Romântico transportada para um romance moderno (o livro é de 1999). Sumire e o narrador se conheceram na faculdade (que ela abandonou) e se tornaram melhores amigos — ou únicos amigos, pelo que o livro deixa transparecer. Ele é professor e também não muito socialmente “normal”. Miu é o oposto de tudo isso: uma mulher de 30 e tantos anos, bonita, independente, rica, sabe não sei quantas línguas etc. e me pareceu, enquanto personagem, bem superficialmente construída.

A narrativa conta a história dos três e dos conflitos de sentimentos que nunca chegam à tona. Não é um livro ótimo — acho inclusive que gostei mais do Norwegian Wood — mas é um livro facinho de ler, bom pra distrair 🙂

No blog Organizando o Caos tem uma foto do primeiro capítulo do livro (eu não tirei do meu porque li no Kindle e a formatação não pega o primeiro capítulo inteiro) e eu tive a cara de pão de copiar:

7 respostas em “Haruki Murakami – Minha Querida Sputnik

  1. Pingback: Douglas Coupland – All Families Are Psychotic « Ana, leu isso?

  2. Pingback: Ryûnosuke Akutagawa – Rashômon e outros contos « Ana, leu isso?

  3. Pingback: Desafio Literário – Novembro « Ana, leu isso?

  4. Pingback: Haruki Murakami – Blind Willow, Sleeping Woman | Ana, leu isso?

Deixe um comentário

