Ondjaki – Os da minha rua [2]

Estamos inaugurando a tag “Eu também li”, já que tanto eu como a Ana temos lido livros que a outra leu e recomendou enfaticamente (geralmente com uma ligação ameaçadora de “para o que tá fazendo agora e vai ler”, que só não pode ser obedecida no único caso de estarmos passeando com nossas gatas). E poderá acontecer também de uma ler um livro que a outra já leu no passado (e que poderá ser resenhado ou não), então ela (a tag) será bem usada por aqui! =D

Ana, eu liiiiii!

Gente, que lindeza! Os da minha rua me lembrou muito, muito o Bom dia camaradas, eu ficava recordando passagens do livro e de novo me emocionando!

Só tenho superlativos pra falar dele. Os contos são de uma doçura, de uma graça que fazem a gente rir ou chorar, não tem jeito. A escrita do Ondjaki dá uma inveja dessa infância cheia de amigos e cheiros e sentimentos.

Ah, e eu tenho uma história pra contar de porquê da minha curiosidade inicial com a literatura angolana 😛

Quando eu era criança, não sei em que série, no meu livro de Português tinha a história de uma menina chamada Luanda que morava em Luanda. Eu estava numa série bem inicial mesmo, o livro tinha ilustração e usava palavras bem sonoras pra chamar atenção (acho que por isso que a menina tinha o mesmo nome da cidade). Só que a Luanda dela era meio que uma vila — gente preconceituosa, né — tão bonitinha, tão tudo-bem-tudo-certo, tão feliz, e ela tinha amigos e um cachorro e tinha umas palmeiras em Luanda e ao mesmo tempo tinha praia. Eu não lembro nadica da história, mas lembro dos desenhos e do sentimento que eles e ela me davam. Acho que daí eu criei uma lembrança sentimental com Angola (que se confundia com a cidade, porque pra criança é tudo amesma coisa). E a literatura angolana (ou, pra ser mais precisa, esses dois escritores angolanos, Ondjaki e Agualusa) tem reforçado bastante essa identificação. Tou achando bem legal 🙂

4 respostas em “Ondjaki – Os da minha rua [2]

Deixe um comentário

